Limpeza de pele: 3 motivos para você oferecer na sua Clínica de Estética

curso de limpeza de pele online giselle barban
Índice

Poluição, envelhecimento cutâneo, características da pele, acne, comedões e pele sem viço são queixas comuns vivenciadas em qualquer estabelecimento de estética.

Antigamente o procedimento de limpeza de pele era tido apenas como tratamento da acne em adolescentes e, consequentemente, o procedimento era indicado apenas para peles oleosas ou mistas.

Hoje se conhece melhor os efeitos extrínsecos nocivos envolvidos com o envelhecimento cutâneo que contribuem negativamente na aparência da pele, como o escurecimento, a dilatação dos poros e o aspecto desvitalizado, com isso, a limpeza de pele foi ganhando mais atenção no mercado da estética e passou a ter indicação para todas as idades e todos os tipos de pele.

Embora muito banalizado e, por vezes, até colocado com preços extremamente baixos, desvalorizando o protocolo, a limpeza de pele sempre teve seu espaço em clínicas de estética de renome.

Não vamos abordar aqui sobre a banalização e desvalorização de procedimentos e protocolos estéticos, pois acredito que honestidade, trabalho digno e ético são reconhecidos por pessoas que escolhem frequentar estabelecimentos que prezam acima de tudo por essas características e sabem valorizar a classe e os trabalhadores bem como entregar resultados satisfatórios atendendo as expectativas do cliente.

Quer ser avisado sobre mais posts como esse?
Inscreva-se de GRAÇA em nossa Newsletter

Com o passar do tempo a limpeza de pele, tida como convencional, foi acrescida de equipamentos e práticas que vem deixando esse procedimento ainda mais completo para atender as diferentes classificações de pele de nossos clientes.

Assim, vemos a limpeza de pele fotônica, ultrassônica, com peeling de diamante, limpeza de pele rejuvenescedora, e por ai vai…

Apenas o termo limpeza de pele profunda, usado mercadologicamente como puro marketing para “facilitar” a venda do procedimento deve ser repensada, uma vez que todo tipo de limpeza de pele profissional, realizado em cabine e seguindo todos os passos vai limpar profundamente os poros.

O que muitos confundem é que por vezes utilizar um equipamento ou cosmético que promova uma esfoliação mais profunda também vá limpar de maneira ainda mais profunda.

O objetivo principal da limpeza de pele é de remover a oleosidade, sujidades e a camada córnea mais espessa que obstruem os folículos pilosos (óstios), podendo levar a formação de pápulas e pústulas, dando origem a acne em graus mais avançados.

Além de regular a oleosidade e atuar na prevenção da acne, a limpeza de pele devolve o viço, o brilho, otimiza a absorção dos produtos utilizados pelo cliente no home care e melhora a resposta a alguns tratamentos estéticos faciais.

Mas a verdade é que dentre todos os passos da limpeza de pele, a extração é o primordial e se esse passo não for realizado de maneira eficaz, fica difícil entregar para o cliente um resultado duradouro e satisfatório.

Vamos relembrar aqui os passos contidos em um protocolo de limpeza de pele convencional:

PASSOS

DESCRIÇÃO

DURAÇÃO MÉDIA

AVALIAÇÃO

Consiste no passo essencial para conhecer seu cliente e as características da pele dele, bem como hábitos e uso de produtos home care

15 minutos

HIGIENIZAÇÃO

Passo inicial para realizar a remoção de poluição, maquiagem, sujidades, suor.

5 minutos

ESFOLIAÇÃO

Abrasão superficial (peeling) da camada córnea para descamar os queratinócitos, acelerar a renovação celular e melhorar a permeabilidade cutânea, proporcionando a desobstrução e facilitando a remoção do sebo

5 minutos

EMOLIENCIA

Etapa que promove a dilatação dos óstios, diminuindo a resistência da pele, facilitando o processo posterior de extração

15 minutos

EXTRAÇÃO

A extração é a etapa mais importante da limpeza de pele, pois promove a remoção do sebo e sujidades, desobstrui os folículos facilitando a permeação de ativos, favorecendo a oxigenação, hidratação natural e controle da produção sebácea.

30 minutos ou mais

DESINFECÇÃO

Etapa que promove o controle da proliferação bacteriana com aplicação de ativos antissépticos e anti-inflamatórios além de equipamentos que auxiliam também nesse processo.

5 minutos

MÁSCARA

A máscara oclui a superfície da pele, aumentando a hidratação e a permeação de ativos nela contidos.

10 minutos ou mais

TONIFICAÇÃO

A loção tônica normaliza o pH da pele e promove a contração dos óstios.

3 minutos

FINALIZAÇÃO

Aplicação do protetor solar. 

3 minutos

Vamos falar agora em tempo de duração: para fazer todo esse passo a passo com qualidade e tranquilidade são necessários no mínimo 90 minutos e, não se engane com promessas express, elas não vão entregar satisfação e nem experiência para fidelização do seu cliente.

Sendo assim considerando o tempo de execução, as diferentes etapas e o gasto com produtos, esclareça ao seu cliente que não é possível cobrar barato ou oferecer de bônus um procedimento tão essencial como este.

Para ajudar a calcular os custos de uma limpeza de pele você precisa saber qual valor mínimo precisa para custear sua estrutura durante 90 minutos, acrescido do valor gasto de produtos e descartáveis durante a limpeza de pele.

Geralmente quando você compra um kit com todos os produtos básicos e essenciais, o fornecedor já possui esse número de custo por aplicação e, então basta você somar ao seu gasto por hora que tem o valor total gasto para o procedimento. Coloque sua margem de lucro e ofereça o procedimento para seu cliente.

Quando você for oferecer esse serviço para seu cliente, ele tenderá achar desnecessário, mas seguem aqui algumas vantagens da limpeza de pele que podem melhorar seus argumentos:

  • Preparo da pele para o procedimento estético posterior
  • Controle da oleosidade
  • Tratamento da acne
  • Higiene da pele
  • Aumento do brilho, hidratação natural e viço
  • Melhor resposta ao uso de produtos home care

Assim, minha dica valiosa para o momento da venda é, além de colocar para seu cliente as vantagens, sempre tenha três tipos de limpeza de pele diferentes para oferecer e coloque preços diferenciados. Exemplo: a limpeza de pele básica custa R$150,00, a limpeza de pele com peeling de diamante custa R$ 190,00 e a limpeza de pele com máscara e protocolo de rejuvenescimento ou clareadora custa R$230,00.

Você poderá observar que dentre esses protocolos, o que você certamente venderá mais será o de R$ 190,00, pois é um perfil da maioria dos consumidores optar sempre pelo produto com preço mediano.

Bem, vou então citar abaixo os três principais motivos que acredito que valem a pena serem observados para que você ofereça o procedimento de limpeza de pele como um dos procedimentos essenciais do seu estabelecimento e possa sempre apostar nele. Vamos lá:

Primeiro: É um procedimento que “nunca sai de moda” e a procura é automática.

Devido a popularidade desse procedimento, a procura já é automática, ou seja, muitos clientes já chegam na clínica estética bem informados e compreendem a importância de cuidados constantes para manutenção de resultados, assim, a limpeza de pele se apresenta como importante aliada na fidelização do seu cliente sem demandar muitas estratégias de marketing para isso.

Segundo:  A limpeza de pele é a porta de entrada para seus clientes conhecerem seu portfólio de serviços

Pense você, as pessoas no geral não gostam de arriscar muito, e, a maioria dos seus consumidores apresentam perfil semelhante. 

É mais incomum o cliente chegar na clínica e optar por um protocolo que demande maior investimento sem conhecer previamente seu estabelecimento ou seus serviços, assim, através do protocolo básico de limpeza de pele, o encantamento e a venda de outros itens do seu portifólio se tornam mais fácil.

Terceiro: A limpeza de pele garante uma rentabilidade recorrente

Se você é um profissional que oferece o serviço de limpeza de pele com preço justo, resultados e com valor agregado, seu cliente certamente ficará encantado e satisfeito. Esses dois aspectos já são importantíssimos, pois farão com que ele volte para um novo protocolo e fale da sua clínica para outros potenciais clientes.

Pensando nisso, aposte nas etapas de avaliação e finalização, pois é o momento de cativar o cliente, classificando a pele dele, indicando produtos home care específicos, e ressaltar a importância da manutenção dos cuidados, falando sobre a frequência ideal para fazer novamente a limpeza de pele e apresentando outros serviços também indicados para ele.

Espero que você use essas dicas, invista na limpeza de pele e sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Descubra seu Tipo de Pele

Você sabia que existem 16 tipos de pele? Descubra o seu e sabia qual melhor skin care para você.

Dra Giselle Barban
plugins premium WordPress