São muitos estudos em relação a essa queixa estética que incomoda as pessoas, principalmente as mulheres, podendo gerar até um impacto social de vergonha ou distanciamento de atividades, como por exemplo, colocar um biquini.

Minha principal dica é: liberte-se!

Vou procurar colocar de forma clara no texto abaixo algumas causas no desenvolvimento das estrias e, também alguns cremes que utilizei nas minhas gestações para prevenir, aproveitando para comentar alguns tratamentos estéticos relacionados com essa queixa.

O que são as estrias e como elas surgem?

As estrias são lesões na pele, semelhante a uma cicatriz, decorrente do rompimento de fibras de colágeno e elastina na pele. Assim, elas podem surgir quando há ganho rápido de peso ou massa muscular, na fase de crescimento em adolescentes e na gestação.

Não há uma única condição ao aparecimento das estrias, sendo que seu desenvolvimento está relacionado com diversos fatores desde o histórico familiar, uso de medicamentos, como os corticosteróides e fatores hormonais. Curioso é que regiões corporais propensas a um maior estiramento e com menor elasticidade apresentam maior atividade e quantidade de receptores hormonais, estando mais propensas assim ao surgimento das estrias.

Dessa forma, a partir da liberação de enzimas presentes nas células da pele (mastócitos) ocorre a degradação do colágeno e elastina, originando primeiramente as estrias rubras ou recentes e após alguns meses as estrias tornam-se brancas, enrugadas e levemente atróficas, tornando-se mais visíveis se assemelhando a cicatrizes. 

As estrias gestacionais atingem cerca de 50 a 70% das mulheres, surgindo preferencialmente nos dois últimos trimestres, segundo dados de estudos científicos. E, atenção, se você não desenvolveu estrias na primeira gestação, não significa que nas próximas as lesões não apareçam. 

Na gravidez, os principais fatores envolvidos com o aparecimento das estrias são a influência hormonal e o estiramento rápido das regiões como abdome, flancos, seios, culote e interno de coxas. 

Embora não seja possível prever o surgimento de estrias na gestação, é possível minimizar as chances adotando bons hábitos alimentares para controlar o ganho de peso e, ainda há estudos que indicam que mulheres abaixo de 20 anos tem mais chances de desenvolver estrias gestacionais. 

O fator crucial para que as estrias não tenham ainda uma prevenção ou tratamento definitivo está relacionado às suas diversas causas e à sua origem que necessita de maiores estudados para esclarecimentos. 

Além de controlar a alimentação, o senso comum dita que aumentar a hidratação das regiões com maior propensão às estrias na gravidez pode minimizar as chances do seu aparecimento, atuando assim como forma de prevenção. 

A hidratação com cremes e óleos é a principal prevenção adotada pelas gestantes e, dentre as substâncias estudadas encontramos a manteiga de cacau, vitamina E, extrato de Centella asiática, colágeno e elastina hidrolizados, d-Pantenol, hidroxiprolisilane-C, ácido hialurônico, ácidos graxos e óleos vegetais como o de amêndoas e o de rosa mosqueta entre outras substâncias que desempenham funções de hidratação, estimulo de produção de colágeno e esfoliação para estímulo de renovação celular da pele.

Outro aspecto que chama atenção nos artigos científicos está relacionado com a forma de aplicação dos óleos e cremes, sendo que quando aplicados com massagens e com a pele mais úmida apontam provável maior eficácia.

Dois pontos importantes que você precisa ter em mente no quesito hidratação: 

  • Lembre-se que a hidratação do organismo deve ser feita regularmente e mais ainda durante a gestação e, nada é mais eficaz do que a ingestão de água.  
  • Sempre utilize produtos que não vão oferecer riscos para o seu bebê que está em formação. Assim, não utilize produtos que tenha ureia na composição, por exemplo.

Eu tenho histórico familiar de desenvolvimento de estrias e, como profissional da área de estética, gostaria de compartilhar aqui com minhas leitoras alguns produtos que usei na minha primeira e, agora, na minha segunda gestação que, na minha opinião cumpriram seu papel de hidratação da pele e prevenção de estrias gestacionais.

Na gestação do Heitor, ganhei 13 Kg e como toda grávida, mesmo sem enjoar, sempre procurei produtos com odor agradável ou até mesmo sem odor. Além disso, sou do tipo de pessoa que não gosta de ficar com o corpo todo escorregadio, tenho muita aflição. Então, cremes e óleos, na minha opinião, não podem ficar pegajosos no corpo. 

Antes vale a pena uma ressalva – para esclarecer a você leitora – que existe uma diferença entre loção e creme, a loção tem consistência menos densa, indicada para peles normais, já os cremes são mais densos e indicados para peles secas. Ambos cumprem o papel de hidratação. Como minha pele do corpo é normal, também estava usando óleos para prevenir estrias e não gosto de ficar com a pele “grudenta”, optei pelas loções quando o produto tem essa apresentação. 

Hidratei com mais frequência as regiões de abdome, coxas, seios e bumbum desde o primeiro dia que soube da minha gravidez, aplicando as loções ou creme pela manhã e óleos após o banho, sempre realizando movimentos de massagem. 

Sobre os cremes ou loções hidratantes para estrias na gravidez, alternei entre o Cetaphil, o Cerave e o Mustela. 

CETAPHIL ADVANCED LOÇÃO HIDRATANTE

O Cetaphil é produzido pela Galderma, uma empresa muito renomada e que além de cosméticos também produz excelentes ácidos hialurônicos para preenchimento estético! 

Link onde eu compro: https://amzn.to/3gDXigi

Por não possuir fragrância, é maravilhoso para ser usado no primeiro trimestre da gestação, onde acontecem os enjoos frequentes.

Possui como principais ativos a Tecnologia ERC-5 com:

  • PCA de Sódio: com função de reposição do Fator de Hidratação Natural da pele, atuando como umectante natural.
  • Pantenol: percussor da vitamina B5 e é convertido em ácido pantotênico na pele, esse ácido é uma substância natural do nosso organismo que desempenha papel de antioxidante, anti-inflamatório, cicatrizante e de renovação celular. 
  • Ciclopentaciloxino: é um tipo de silicone sintético que atua como condicionante para pele, conferindo a sensação de toque seco e sedoso.
  • Manteiga de Karité (Butyrospermum Parkii Butter): composta por uma mistura de ácidos graxos apresenta ação protetora para a pele, previne contra o ressecamento, tem ação antioxidante e emoliente além de proteger contra os raios UV, agindo como filtro solar natural.
  • Dimeticonol: ativo hidratante com ação emoliente, umectante e oclusiva que age diminuindo a perda de água, formando um filme não gorduroso na pele.

COMPOSIÇÃO

AQUA, GLYCERIN, HYDROGENATED POLYISOBUTENE, CETEARYL ALCOHOL, BUTYROSPERMUM PARKII BUTTER, MACADAMIA TERNIFOLIA SEED OIL, CYCLOPENTASILOXANE, SODIUM PCA, TOCOPHERYL ACETATE, ACRYLATES/C10-30 ALKYL ACRYLATE CROSSPOLYMER, BENZYL ALCOHOL, CETEARETH-20, CITRIC ACID, DIMETHICONOL, FARNESOL, PANTHENOL, PHENOXYETHANOL, SODIUM HYDROXIDE, SODIUM POLYACRYLATE, STEAROXYTRIMETHYLSILANE, STEARYL ALCOHOL.

PREÇO: 473mL por R$ 125,00 em média. Dura bastante por ser um creme bem espesso, é mais vantagem comprar o pote maior, pois você vai usar durante a gestação toda e pode ser aplicado no bebê. Para comprar, sugiro o site abaixo que tem ótimos preços e você não precisa sair de casa!

CERAVE LOÇÃO HIDRATANTE

O Cerave é também multiuso, ideal para aplicar em todo o corpo e em todos os momentos, não somente na gestação.

Na minha opinião, pontos positivos muito fortes nesse produto é que ele também pode ser aplicado no rosto, não forma comedões (cravos) e seca rápido na pele.

A diferença entre ele e o Cetaphil é que com o Cerave a minha sensação de hidratação imediata é mais intensa e duradoura.

Os ingredientes do Cerave são similares ao Cetaphil, entretanto o primeiro possui tecnologia de liberação prolongada, patente da marca, denominada tecnologia MVE, que libera continuamente ingredientes hidratantes, possui ainda: 

  • Ceramidas: são lipídeos atuam impedindo a perda de água. As ceramidas estão presentes naturalmente na pele, mas precisam ser repostas, pois ajudam a manter a barreira natural de hidratação.
  • Ácido hialurônico: Já falei sobre ácido hialurônico aqui! Tudo que tem ácido hialurônico também ganha meu coração. É um componente natural do nosso organismo e tem uma propriedade de atrair água para a superfície da pele, ajudando a manter a umidade.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

COMPOSIÇÃO CERAVE LOÇÃO HIDRATANTE

AQUA/WATER, GLYCERIN, CAPRYLIC/CAPRIC TRIGLYCERIDE, CETEARYL ALCOHOL, CETYL ALCOHOL, DIMETHICONE, PHENOXYETHANOL, POLYSORBATE 20, CETEARETH-20, BEHENTRIMONIUM METHOSULFATE, POLYGLYCERYL-3 DIISOSTEARATE, SODIUM LAUROYL LACTYLATE, ETHYLHEXYLGLYCERIN, POTASSIUM PHOSPHATE, DISODIUM EDTA, DIPOTASSIUM PHOSPHATE, CERAMIDE NP, CERAMIDE AP, PHYTOSPHINGOSINE, CHOLESTEROL, XANTHAN GUM, CARBOMER, SODIUM HYALURONATE, TOCOPHEROL, CERAMIDE EOP

PREÇO DO CERAVE : Esse produto é recém chegado no Brasil e o preço dele é mais acessível quando comparado ao Cetaphil, e fica por volta de R$94 reais.

Clique aqui para comprar o CERAVE LOÇÃO HIDRATANTE com o melhor preço que achei na internet.

MUSTELA MATERNITÉ

Além do creme, a linha Mustela, produzida pela Expanscience – laboratório de dermocosméticos de origem francesa – oferece o creme, o óleo e o sérum para estrias.

Vou falar aqui somente do creme, pois é o produto que usei. 

Enquanto o Cetaphil e o Cerave são hidratantes mais gerais, o Mustela Maternité é um creme mais específico para prevenir estrias gestacionais. Ele também conta com ingredientes seguros e 96% desses são de origem natural, fato que ganha meu coração! A fragrância do creme é bem suave e deliciosa, mas se você estiver tendo enjoos, também tem a opção sem perfume.

Os ativos principais promovem hidratação, reforçam a elasticidade e acalmam a sensação de coceira devido ao estiramento da pele na gestação. Uso o Mustela alternado com o Cerave ou Cetaphil e no último trimestre dou mais preferência ao Mustela, pois é a fase em que há mais estiramento da pele.  

  • Óleo e peptídeos de Abacate:  que apresentam ação restauradora e de proteção da barreira natural da pele.
  • Polifenóis de Maracujá: com funções calmantes, hidratantes e de reparação, além de antioxidante e ação esfoliante promovendo renovação celular.
  • Hamamelis: age na elasticidade da pele, além de exercer papel anti-inflamatório e antioxidante, calmante e revitalizante. 

COMPOSIÇÃO DO MUSTELA MATERNITÉ

AQUA/WATER/EAU, COCO-CAPRYLATE/CAPRATE, DICAPRYLYL CARBONATE, GLYCERIN, BUTYROSPERMUM PARKII (SHEA) BUTTER, C10-18 TRIGLYCERIDES, CANDELILLA/JOJOBA/RICE BRAN POLYGLYCERYL-3 ESTERS, GLYCERYL STEARATE, CETEARYL ALCOHOL, SODIUM STEAROYL LACTYLATE, 1,2-HEXANEDIOL, PERSEA GRATISSIMA (AVOCADO) OIL, POLYACRYLATE CROSSPOLYMER-6, TOCOPHEROL, CAPRYLYL GLYCOL, PARFUM (FRAGRANCE), SODIUM STEAROYL GLUTAMATE, PROPANEDIOL, CITRIC ACID, HYDROLYZED AVOCADO PROTEIN, MALTODEXTRIN, PENTYLENE GLYCOL, SODIUM HYDROXIDE, HAMAMELIS VIRGINIANA LEAF EXTRACT, XANTHAN GUM, PASSIFLORA EDULIS FRUIT EXTRACT

PREÇO DO MUSTELA MATERNITÉ : O Mustela está disponível em dois tamanhos de bisnaga 150 ml e 250 ml com preço médio de R$115,00, mas sempre procure pelos combos.

Nesse link você pode encontrar um combo de duas bisnagas em um preço maravilhoso de R$175,00 sendo que cada uma sai por R$87,50. Clique aqui para acessar

Agora, vamos falar sobre os óleos que tem a propriedade principal de manter a hidratação natural da pele, eles não repõem água como os cremes e loções, mas sim desempenham um papel de “película” evitando a perda de água. Por esse motivo, é bacana usar os dois produtos, ou seja, um creme ou loção e combiná-la à um óleo de sua preferência.

Essencial que a aplicação seja realizada com a pele úmida e com movimentos de massagem, para possibilitar a melhor absorção do produto.

Vou falar sobre os dois óleos para prevenção de estrias na gestação que uso/usei:

NATURA MAMÃE E BEBÊ - ÓLEO PARA GESTANTE

Usei muito na gestação do meu primeiro filho – Heitor – que foi uma gestação tranquila em que não tive enjoo algum. 

Com um odor super gostoso e leve, fórmula 100% vegana, esse produto é rico em:

  • Óleo de passiflora (maracujá) com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, hidratantes e calmantes. 
  • Óleo de amêndoas que contém ácidos graxos, vitaminas B e E, proteínas e sais minerais como zinco, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. 

COMPOSIÇÃO:

HELIANTHUS ANNUUS HYBRID OIL, CANOLA OIL, PRUNUS AMYGDALUS DULCIS OIL / PRUNUS AMYGDALUS DULCIS (SWEET ALMOND) OIL, DIETHYLHEXYL SODIUM SULFOSUCCINATE, LECITHIN, PARFUM / FRAGRANCE, AQUA / WATER / EAU, TOCOPHEROL, PROPYLENE GLYCOL. 

PREÇO: O produto tem um preço super acessível, o frasco com 200mL custa R$69,90

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você que saber sobre algum outro assunto relacionado a estética, realizar convite para eventos ou palestras entre em contato comigo.

Rolar para cima